sábado, 17 de janeiro de 2009

Resumo de um curso - Parte 7: Sequência de atendimento

Seguem os passos sugeridos para falar sobre o empreendimento. Isso é muito relativo e cada corretor vai ter uma forma particular de explicar, de mostrar. Mas é bom partir de algum lugar, não é?

  • mostrar o terreno e suas características
  • falar sobre os itens de lazer, os benefícios inclusos, e saber os detalhes: se a piscina é climatizada ou não, se é aquecida ou não, como é a área de fitness, se a quadra de tênis tem tamanho oficial ou recuo, lavanderia, personal trainer, se as áreas comuns são entregues acabadas e decoradas.
  • valorizar cada um dos ítens mostrados
  • falar sobre o condomínio
  • mostrar a maquete
  • mostrar a planta

Nesse ponto já se tem um bom perfil do cliente, o que ele está procurando, e pode-se saber sua situação econômica e financeira. A idéia é coletar o máximo de informações possíveis para traçar o perfil do cliente, ou personalizar o atendimento. Algumas perguntas ajudam:

  • onde trabalha?
  • onde mora?
  • onde os filhos estudam?
  • problemas da atual residência

E continuando o atendimento:

  • mostrar a planta baixa por partes, e falar sobre questões de iluminação e ventilação do ambiente
  • algumas empresas oferecem a personalização do apartamento
  • focar nos valores agregados
  • visitar o apartamento decorado
  • falar dos valores
MOSTRAR AO CLIENTE O QUE ELE PERCEBE !

Alguns detalhes:

  • o custo médio do condomínio gira entre $3 a $5 reais/metro quadrado em SP
  • depreciação do prédio após o quarto ou quinto ano é de 10% a.a.
  • fundo de obra em condomínio




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