sábado, 17 de janeiro de 2009

Resumo de um curso - Parte 3: Material básico do corretor

É basicamente uma sugestão, mas é bastante interessante estar sempre preparado para novas vendas. Então vamos a ela:

  • bloco de reserva de imóvel
  • bloco FAC - ficha de atendimento ao cliente
  • bloco de pré-venda
  • bloco de anotações
  • cartão de visitas
  • uma calculadora (uma HP12c ajuda para clientes mais exigentes)
  • bússola

O ítem mais inusitado na lista acima é a bússola. Mas como o instrutor falou, é bom estar sempre preparado. Uma pergunta comum que alguns clientes fazem é sobre a localização da face norte do empreendimento. Essa pergunta decorre do fato de que essa face é a que receberá uma melhor luminosidade durante o dia, e que as pessoas podem se beneficiar melhor para arejar o ambiente e secar as roupas, por exemplo.

E como saber a face norte? Olhando a planta, tendo uma idéia pela localização da piscina, pela disposição dos apartamentos mais caros. Mas tudo isso é bem relativo. Mas para saber com certeza, nada como uma bússola a mão.

Já o bloco de reserva de imóvel é um formulário onde o cliente manifesta sua intenção em adquirir o imóvel, e o mesmo fica reservado por um período de 24 horas (ou mais ou menos, depende sempre das regras do empreendimento). Nesse período o cliente deve providenciar as formas de pagamento combinadas, e pode até mesmo desistir da compra. Para fazer a reserva, muitas empresas solicitam um cheque caução, para comprovação da identidade do comprador. 

O bloco FAC é para o corretor registrar os dados de seus clientes, incluindo as preferências deles por imóveis. É uma ferramenta útil para ajudar a encontrar o melhor para cada cliente. E também serve para que um corretor que atendeu um cliente e o mesmo comprou um imóvel com outro corretor possa requerer sua participação na comissão.

O bloco de pré-venda é uma ficha que existe em alguns lançamentos em fase de pré-lançamento, com a idéia de registrar o interesse de um comprador num período em que as vendas ainda não foram abertas e os preços não estão definidos. Garante tão somente ao comprador que essas informações lhe serão passadas com preferência na hora do lançamento. Em geral, solicita-se também algum documento do cliente, como carteira de identidade, para anexar junto ao documento.

Para cada empreendimento:
  • folder
  • tabela de coeficientes
  • espelho de vendas
  • memorial descritivo
  • planta baixa
  • tabela de vendas
  • ficha do produto
  • proposta de preço


Nenhum comentário: