domingo, 29 de março de 2009

Cancelando a SATI

Recebi um email de uma pessoa descrevendo como conseguiu eliminar a cobrança da SATI na compra de um empreendimento. Segue o relato sem citar nomes ou empresas envolvidas, mas que pode ser útil para outros consumidores.

...tivemos a notícia de que a Abyara estava eliminando a cobrança da SAT/SATI de nossa proposta.

O que fizemos na verdade, em primeiro lugar, foi nao assinar um termo de conhecimento da SAT/SATI, onde tentaram fazer com que assinassemos o termo logo na assinatura de reserva do imóvel mas prontamente nos recusamos em assinar algo que nao tinhamos conhecimento.

Logo depois, quando começamos a pesquisar sobre o que era a tal da SAT/SATI começamos a conversar e que nao pagaríamos a tal da taxa por que nao se tratava de uma taxa obrigatória e ou serviço contratado/requerido e nem mesmo algum tipo de imposto, foi ai que entao disseram que teríamos que brigar por isso e foi exatamente o que fizemos.

Nosso primeiro passo foi entao pedir a corretora o descritivo do serviço e termos de obrigatoriedade ou qq documento deles sobre esta taxa/cobrança e que mandasse diretamente para nosso advogado para análise...e foi neste ponto que começaram a gaguejar...começaram com um "veja bem.., vamos ter que envolver nosso jurídico e etc" e prontamente dissemos que "...ótimo, envolva sim o seu jurídico que estamos preparados para lidar com o caso ..." 

Resumindo, no dia seguinte já nos informaram que a SAT/SATI estava sendo desconsiderada...ou seja, quando pedimos as evidências do que seria cobrado e exigido o por que tínhamos que pagar por isso recuaram por que sabiam que era o que precisavamos para dar start em um processo ou qq coisa assim (fora que que eu já tinha até passado o ítem do Código do Consumidor ou esta cobrança se encaixava direitinho, como um venda de produto casada..) que poderia significar um prejuízo maior para eles.

Bom , foi isso, e não falaram mais no caso.

Espero que com este relato possa ajudar/orientar os teus clientes a tentarem o nao pagamento desta cobrança absurda e abusiva.

grande abs,


Obrigado novamente pelo relato que, novamente, tenho certeza será muito útil para outros consumidores. Penso até em abrir uma petição online para encaminhar ao CRECI contra essa cobrança, para que eles ouçam a voz dos consumidores.

Nenhum comentário: