sábado, 8 de novembro de 2008

Rendimentos da área

Os encargos de corretagem são definidos pelo CRECI e podem ser visualizados em: http://www.crecisp.gov.br/servicos/servicos.asp?acao=comissoes

Basicamente, a venda de um imóvel urbano deve ser remunerada em torno de 6 a 8% conforme consta na tabela. Quase todos vão optar por cobrar 6%.

O que isso significa? Na venda de um imóvel de R$ 100.000,00 o vendedor fica com R$ 94.000 e o corretor com R$ 6.000,00.

É um bom valor, mas isso quando o corretor atua de maneira autônoma. Se ele atua para uma empresa imobiliária do setor, isso pode variar bastante. Isso porque esses 6% ficam com a empresa imobiliária. No meu caso, numa das entrevistas que fiz para a função, o que foi oferecido para o corretor foram 30% desses 6%, ou seja, 1.8%. No caso de uma venda de R$ 100.000,00 a empresa então fica com R$ 4.200,00 e o corretor com R$ 1.800,00. A parte que fica com a empresa é usada para custear a infraestrutura oferecida aos corretores, bem como as ações de marketing envolvidas no processo.

Entretanto, há lugares que oferecem valores fixos. Por exemplo, R$ 500,00 por cada venda efetuada, independente do seu valor. Até que ponto isso é bom ou ruim, ainda não sei dizer. Irei discutir isso futuramente, quando eu entender um pouco melhor essa situação toda.

Bom, eu também verifiquei a remuneração em lançamentos. Fui em três empresas do setor, que estão atuando em Campinas. Em geral, a remuneração para o corretor na média, considerando essas empresas, é de 0,85%. Ou seja, para cada R$ 100.000,00 em vendas ele recebe R$ 850. Entretanto, existem incentivos - as empresas oferecem prêmios para os melhores corretores ou para a equipe. Esses prêmios podem ser uma complementação a remuneração ou produtos como TV, home theather, jantares, carros e mesmo apartamentos.

Há de se considerar que em lançamentos há uma intensa campanha de marketing, o que facilita o trabalho dos corretores autônomos. Aí depende de cada um fazer bem o seu trabalho. O que as empresas tem notado é que o mercado exige hoje que os corretores tenham uma capacitação melhor. Que não seja simplesmente aquele cara que quer empurrar um produto e garantir a comissão.

E essa é também uma das razões das empresas de certa forma, estarem incentivando a migração de profissionais de outras profissões para a área de corretagem e/ou consultoria imobiliária.

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