sábado, 25 de abril de 2009

Palestra da Lopes na Oracle Open World

Eu estava devendo alguns comentários sobre uma palestra que assisti na Oracle Open World 2009 em São Paulo, onde esteve presente o diretor de inteligência Competitiva da Lopes Brasil (depois coloco o nome dele aqui), e que fez alguns comentários interessantes sobre o CRM implantado pela empresa, e algumas informações interessantes que eles descobriram.

E um ponto interessante de porque eles precisam ter um bom sistema de CRM é porque um cliente perdido só irá comprar um novo imóvel em média, 5 anos após a última compra. Isso é um bom tempo, e daí a necessidade de se ter mais lançamentos ou imóveis disponíveis para oferecer a esse cliente. Afinal, cinco anos é um tempo longo.

Outro ponto  que foi descoberto com a ajuda do software de CRM é que o cliente comprador visita muitos imóveis, mesmo que estejam sob o mesmo guarda-chuva da Lopes. Em média, esse cliente acaba conversando com cerca de 10 corretores diferentes da empresa durante o processo de compra. Isso requer uma atenção especial porque revela que o cliente não é fiel ao corretor, e que a sensação que o corretor espera que o cliente é dele não é verdade. Isso pode provocar mudanças no modo de se dividir a comissão entre os intermediários.

Foi também mostrado um mapa de cobertura da cidade de São Paulo, onde se mostrava que  boa parte da cidade (se não toda) já teve pelo menos alguém que já fez negócio com os corretores da Lopes. Um exemplo interessante de mashup :)

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